quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

Problemas com perfil móvel no Windows 7

RELATO DO PROBLEMA:

O problema acontece nas máquinas com Windows 7 (Seven). A seguinte mensagem aparece ao iniciar a máquina: "O Windows não consegue encontrar o perfil local e está conectando você com um perfil temporário. As alterações feitas neste perfil serão perdidas quando você fizer logoff".

No Active Directory, o profile do usuário estava setado para \\servidor\perfil\nomedousuário.

Dentro do servidor foi criada a pasta com o nome do usuário com permissão total para o mesmo, contudo, o sistema não gravava na pasta, e criava em “C:\usuários” o seu usuário como "Temp".

Então foi deixado o "profile path" no AD vazio e ele conseguiu se logar com “perfil local”, criando a sua pasta de usuário corretamente em “C:”.

Ao iniciar o Windows apresentou a seguinte mensagem: O Windows não pode localizar a cópia do servidor do perfil móvel e está tentando fazer logon com o seu perfil local. As alterações no perfil não serão copiadas no servidor quando você fizer logoff. Isso pode ter ocorrido devido a problemas com a rede ou direitos insuficientes de segurança.  DETALHE - Acesso negado.

Quando setamos o seu caminho novamente no profile, o Windows não usa este caminho, e quando verificamos o caminho em HKEY_LOCAL_MACHINE\SOFTWARE\Microsoft\Windows NT\CurrentVersion\ProfileList\"usuário", na opção "CentralProfile, vemos que ele coloca automaticamente um ".V2" na frente do nome do profile (Ex:\\servidor\perfil\usuário.V2), mas ainda assim não salva no servidor, somente local.

SOLUÇÃO

1º - Foi verificado que logado com o usuário, ele não conseguia localizar a pasta perfil dando, em executar, um “\\” no servidor. Assim foi dada permissão ao usuário na pasta "perfil" (O QUE FOI REMOVIDO DEPOIS, POIS ELE NÃO DEVE VISUALIZAR OS PERFIS DOS OUTROS USUÁRIOS).

2º - Na gpedit.msc da máquina (ou via GPO), foi setado para "sempre esperar pela rede ao iniciar o computador".

3º - Logou-se como administrador, foi excluído o seu perfil em meu computador > perfis de usuários > configurações, e foi reiniciada a máquina.

4º - Agora, o próprio Windows 7 criará no logon do usuário, dentro de "\\servidor\perfil ", a pasta do usuário com ".V2" na frente do nome e também a pasta do usuário em "C:\Usuários", não perdendo mais as alterações feitas no perfil quando feito o logoff (perfil móvel), salvando corretamente no servidor e em C:.

5 comentários: